Heterocromia: um olho de cada cor
Heterocromia é o termo usado para descrever quando alguém tem mais de uma cor de olhos. Em muitos casos, isso significa que cada olho tem uma cor diferente, por exemplo, um olho é castanho e o outro, verde. Mas isso também pode significar que há pelo menos duas cores distintas em áreas diferentes de um só olho ou em ambos os olhos.
Heterocromia é um quadro raro que afeta a íris, a parte colorida do olho. Um pigmento dentro da íris chamado melanina proporciona aos olhos a sua cor distinta.
VER TEXTO RELACIONADO: O mistério ao redor dos olhos cor de mel
Heterocromia iridum e heterocromia iridis
Quando os olhos de uma pessoa apresentam qualquer forma de multicoloração, ela provavelmente tem heterocromia iridum ou heterocromia iridis.Qualquer uma das denominações pode ser usada para descrever o quadro mencionado acima: heterocromia relacionada aos olhos.
Diferentes formas de heterocromia podem afetar a pele e o cabelo, então adicionar iridum ou iridis deixa claro que apenas os olhos são afetados.
Causas da heterocromia
Acredita-se que uma mutação genética causa quase todas as formas de heterocromia congênita. A mutação é benigna, o que significa que ela não está relacionada a nenhum mal ou doença subjacente e não é nocivo.
Essa “surpresa” genética aleatória afeta os níveis de melanina em diferentes partes da íris de um ou ambos os olhos. Dentre as cores de olhos comuns, os olhos castanhos possuem a maior quantidade de melanina, e os olhos azuis possuem a menor quantidade.
Animais podem ter heterocromia também. Alguma vez, você provavelmente já viu um cachorro com olhos de cores diferentes. Assim como outros animais domésticos, cachorros podem apresentar o mesmo fenômeno genético que os humanos.
Heterocromia é geralmente inofensiva quando surge no nascimento ou primeiros anos de desenvolvimento (heterocromia congênita), mas ela também pode indicar uma doença hereditária, como síndrome de Waardenburg.
Com menor frequência, a heterocromia pode ocorrer mais tarde na vida em decorrência a doença, lesão ou ao uso de certos medicamentos. Isso é chamado de heterocromia adquirida.
Tipos de heterocromia
Existem três tipos principais de heterocromia, cada um com seus próprios traços visuais únicos:
Heterocromia completa: Dois olhos “incompatíveis”, de cores completamente diferentes.
Heterocromia central: Olhos multicoloridos, com uma cor próxima à pupila, que muda para uma cor diferente conforme aproxima-se da borda da íris. Isso geralmente afeta ambos os olhos.
Heterocromia setorial: Olhos de duas cores que assumem mais do que um padrão de “fatia” ou “fração” em cada olho afetado. Também chamada de heterocromia parcial,
ela representa o tipo com maior variedade. A cor secundária pode aparecer em uma fatia fina em um olho e estar presente em dois terços da íris no outro. Ela pode ocorrer em um ou nos dois olhos.
O quadro chamado anisocoria pode facilmente ser confundido com heterocromia. Ela dá a impressão de duas cores de olhos diferentes, mas a variação está associada apenas ao tamanho da pupila – que pode fazer com que um olho pareça mais escuro do que o outro – não à verdadeira cor do olho.
Página publicada em terça-feira, 13 de julho de 2021